segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gregório Bezerra

Gregório Lourenço Bezerra foi um politico brasileiro nasceu na região agreste do estado de Pernambuco na cidade de Panelas em 13 de março de 1900 com a idade de quatro anos começou a trabalhar na lavoura de Cana de açúcar para ajudar a família; e, aos nove anos de idade, já havia perdido ambos os pais o pai aos sete anos de idade e a mãe aos nove anos e migrou para o Recife. A primeira das suas muitas prisões ocorreu em 1917, quando participava de uma manifestação por direitos trabalhistas no Brasil. Preso por cinco anos na antiga Casa de Detenção do Recife conheceu o cangaceiro Antônio Silvino, de quem se tornou amigo. Após sair da prisão decidiu ingressar na carreira militar. Em 1922 alistou-se no exército; alfabetizou-se e em 1929 entrou para a Escola de Sargentos; Foi instrutor da Companhia de Metralhadoras Pesadas na Vila Militar e instrutor de Esportes, no Rio de Janeiro. De volta ao Recife, filiou-se, em 1930, ao (PCB). Gregório Bezerra passou 22 anos de sua vida preso por motivos exclusivamente políticos.
Antes de morrer, Gregório declarou: Gostaria de ser lembrado como o homem que foi amigo das crianças, dos pobres e excluídos; amado e respeitado pelo povo, pelas massas exploradas e sofridas; odiado e temido pelos capitalistas, sendo considerado o inimigo número um das ditaduras fascistas.Em homenagem a Gregório Bezerra, o poeta Ferreira Gullar escreveu a poesia Feito de ferro e flor:
"Mas existe nesta terra muito homem de valor que é bravo sem matar gente, mas não teme o matador, que gosta da sua gente e que luta a seu favor, como Gregório Bezerra, feito de ferro e de flor".
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_Louren%C3%A7o_Bezerra











Um comentário:

  1. Nasci no sitio contador panelas em 1948. Quando criança ouvi muitos comentários da impressa falando que o Gregório era comunista; só depois de adulto é que compreendi que quando pessoas defende os oprimidos é chamado de comunista. Na verdade isto é uma luta ideológica dos empresários e políticos que representa os interesse dos capitalista que não aceitam que os trabalhadores da cidade e do campo conheçam seus direitos. Só após ler o livro "Gregório de Bezerras - Memórias" é que compreendi o quanto este homem é motivo de orgulho para Panelas e para o Brasil.

    Edílson (Zé do Mato)

    ResponderExcluir