sexta-feira, 26 de julho de 2013

Baião de Dois


Baião-de-dois é um prato típico da região Nordeste do Brasil, oriundo do estado da Paraíba. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se carne-seca (Charque). O termo baião,  que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do Nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baião". A origem do termo ganhou popurlamente com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira  com o "Rei do Baião", o pernambucano Luis Gonzaga, na metade do Século XX.
O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária  brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmete à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.Para fazê-lo, deve-se cozinhar o arroz cru no feijão com caldo já cozido e demais temperos como cebola, tomate, pimetão  e especiarias como o coentro e a cebolinha. queijo  e nata costumam também ser adicionados.


Baiao de dois 


200 g de bacon picado
100 g de lingüiça tipo calabresa picada
100 g de lingüiça tipo paio picada
250 g de carne-seca ou charque
12 xícaras (chá) de água
1 kg de feijão-de-corda ou feijão carioquinha
300 gr de arroz
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou comum
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho picado
250 gr de queijo coalho
sal e cheiro verde a gosto

Modo de Fazer:

1. Corte a carne-seca ou o charque em cubos e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal. 

2. No dia seguinte, escorra a carne-seca e coloque em uma panela com 6 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficar quase macia. Retire do fogo, escorra e reserve. 

3. Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite o bacon, a calabresa e o paio por cerca de 10 minutos ou até dourar. 

4. Acrescente a carne-seca, o feijão-de-corda e o restante da água e misture bem. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 1 hora ou até o feijão-de-corda começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve. 

5. Em outra panela, leve ao fogo o restante da manteiga e refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia. 

6. Acrescente o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo e coloque o arroz na panela com o feijão-de-corda e volte ao fogo, caso seja necessário, adicione mais água quente. 

7. Tempere com o sal, misture e cozinhe por mais 25 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o pimentão, o cheiro verde e o queijo coalho, misture bem e retire do fogo. Sirva em seguida.

Um comentário:

  1. pode se feito com feij~so macaço,ou fradinho,também.e com arroz de rizoto.bom apetite

    ResponderExcluir