quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Arapiraca - Alagoas "Capital do Fumo"

Hoje é aniversário da cidade Alagoana Arapiraca, localizada no agreste de Alagoas, o nome do mais importante município do interior é de origem indígena, oficializado com sua emancipação política, o corrida em 1924.
Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser um dos maiores produtores de tabaco do país.
O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas - Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade)descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX.
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.

 Foto: Fernando Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário